Clube francês lança camisa em homenagem ao Brasil

O Olympique de Marselha apresentou nesta semana uma nova camiseta que homenageia o Brasil. O uniforme, que será a quarta opção do clube francês, será usado na temporada 2013/2014, na qual será realizada a Copa do Mundo da Fifa.

A campanha, idealizada pela fornecedora de material esportivo Adidas – que também é patrocinadora oficial da Copa –, diz que o clube jogará a temporada “com sotaque brasileiro”. Nas cores do segundo uniforme da seleção brasileira, a camisa ainda tem detalhes em verde e amarelo na gola e nas mangas.

“O Olympique de Marselha e a Adidas homenageiam nação futebolística com esta camisa excepcional”, diz o site oficial do clube. “Esta camisa destaca os fortes paralelos entre a cidade de Marselha e o Brasil, que são a paixão comum pelo futebol, o clima quente e excentricidade prevalecente nessas duas regiões do mundo.”

O time de Marselha não é o primeiro a lançar uma camiseta lembrando a Copa do Mundo. Aqui, os paulistas Corinthians e Palmeiras já têm uniformes que lembram as cores da seleção brasileira, por exemplo.

Os lançamentos fazem parte das estratégias comerciais das equipes nacionais para o ano que vem, uma vez que o torcedor tem a opção de comprar a camisa do seu clube para torcer pelo Brasil durante a competição em vez de adquirir um uniforme oficial da seleção. A Adidas, por sua vez, já incorporou o espírito brasileiro em seus produtos: a nova coleção de chuteiras da fabricante alemã, disponíveis mundialmente, é chamada de Samba em homenagem ao país do futebol.